Loucos por Dubai parte 1
Olá pessoal!!! Vou ser sincera, não sabia direito o que esperar de Dubai. Sabia que a cidade me deixaria estupefata...
Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e atividades do blog!
Visitar o Mar Morto foi, sem dúvida alguma, uma das coisas mais interessantes que já fizemos na nossa vida!!
O Mar, que na verdade se trata de um lago salgado, faz a fronteira entre Israel/Palestina e a Jordânia e é o local de menor altitude do mundo, a 427m abaixo do nível do mar.
Como a água é quase dez vezes mais salgada do que a água do mar, sua densidade é alta e nós não afundamos. Estava curiosíssima para poder entrar na água e ver como é, porque não conseguia imaginar entrar na água e não afundar. É a coisa mais engraçada do mundo!! Sabe quando estamos na piscina e brincamos de afundar uma bola na água? Pois é, essa é a sensação! Por mais que você se esforce, você não consegue afundar! Diversão garantida! Impossível não morrer de dar risada com a situação!
A água tem um toque estranho, parece gosmenta, oleosa; a princípio você estranha mas logo se acostuma. A pele fica super lisinha, parecendo que passou óleo.
Outra coisa que nos rendeu várias risadas foi o banho de lama. A lama do mar morto é usada para fins estéticos e os produtos na loja são caríssimos! Então aproveitamos que tínhamos lama à vontade e nos sujamos da cabeça aos pés! Saímos de lá felizes e mais jovens!!!
Apesar de o banho ser divertidíssimo ele exige cuidados. Não podemos mergulhar, engolir água ou deixar que a água entre em contato com os olhos. Na verdade, um copo de água do Mar Morto é o suficiente para matar uma pessoa devido aos distúrbios que causa no organismo. Quem tem alguma ferida ou machucado, fez a barba ou raspou as pernas no dia anterior também não deve entrar. As jóias devem ser retiradas antes do banho, já que a água salgada pode escurecer o ouro. Com tantos detalhes e particularidades, o banho no Mar Morto só pode ser realizado em locais específicos, onde há um salva-vidas (não pelo risco de afogamento, que aqui não acontece!! Hahaha. Mas pelo risco de ingestão ou contato da água com os olhos). Gostei tanto que queria ficar o dia inteiro lá!! Infelizmente não pode, a água salgada pode abaixar a pressão sanguínea, então é recomendado que o banho não dure mais que vinte minutos. Após sair da água tem que tomar banho com água doce, caso contrário a pele pode até rachar devido a combinação sal+sol.
Super recomendo o passeio! E sugiro que você coloque no topo da sua lista, afinal, o Mar Morto está literalmente morrendo. A cada ano o seu nível diminui 1 metro!!! Isso porque as águas do Rio Jordão, a principal fonte de água do Mar Morto, estão sendo usadas em demasia como fonte de água doce. Sem contar o processo de evaporação natural naquele ambiente desértico. Existe um projeto entre Jordânia e Israel para desviar água do Mar Vermelho para o Mar Morto que está em andamento. Mas se eu fosse você garantiria esse passeio o quanto antes!!
A noroeste do Mar Morto fica a região de Qumran, onde foram encontrados os Escritos do Mar Morto. A região era provavelmente habitada pelos Essênios, um grupo dentro do judaísmo. Entre os anos de 1946 e 1956 um número assombroso de escritos foram encontrados por beduínos e arqueólogos em cavernas naquele lugar. Foram 972 manuscritos encontrados em fragmentos ou pergaminhos, os quais datam de até 385a.C. e foram preservados graças ao clima seco, quente e sem ventos.
O conteúdo dos manuscritos é variado. A maior parte deles contém textos relacionados aos costumes e regras daquele povo. Foram encontrados ali 225 manuscritos do Antigo Testamento e 10 manuscritos dos livros apócrifos, os quais se tratam da cópia mais antiga desses livros.
Hoje os Escritos do Mar Morto encontram-se no Museu do Livro (dentro do Museu de Israel) e no Museu da Jordânia. Pra quem tem interesse, os manuscritos estão disponíveis no site do Museu de Israel. Vale a pena dar uma olhada!!!
Beijos,
Lo