Dicas de Fotografia – Exposição
Olá pessoal! Como vocês sabem, no Dicas de Fotografia eu sempre dou uma dica e junto mostro a foto de um de nossos...
Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e atividades do blog!
Olá pessoal!
Hoje temos a foto da Priscila, que foi tirada em Putrajaya, capital da Malásia, com uma Nikon D7000:
Veja o que ela nos escreveu sobre a Malásia:
“Era um dia nublado e esquisito e meu marido e eu estávamos super tristes porque havíamos perdido um ingresso de R$150 reais para visitar as torres gêmeas (o despertador tocou no horário do Brasil ao invés de tocar no horário da Malásia).
Cabisbaixos, fomos pra Putrajaya, que tem um “feel” muito parecido com Brasília: as coisas são distantes e impessoais. Os prédios de cada ministério são gigantescos, mas quase não se vê gente.
De repente, descemos uma escadaria e demos de cara com a praça Dataran Putra repleta de gente andando de bicicleta, crianças brincando e correndo, pais tomando sorvete — e essa mulher soltando bolhas de sabão gigantescas que se juntavam à outras bolhinhas das crianças, criando uma vibe de pura magia!
Nos apaixonamos e imediatamente esquecemos toda a tristeza da manhã. :)”
ANÁLISE DA FOTO
Para começar quero mostrar uma outra foto da Priscila, veja:
O que eu quero dizer aqui é que muitas vezes uma boa fotografia pode se tornar uma grande fotografia se nós procurarmos por ângulos que ressaltem o tema da nossa foto. Podemos fazer isso nos agachando, inclinando a câmera, dando alguns passos para o lado ou até mesmo fazendo uso do zoom da máquina como foi o caso do nosso exemplo. O céu é o limite!!
O fotógrafo Robert Capa disse: “Se suas fotos não estão ficando boas é porque você não está perto o suficiente”. Na minha opinião, apesar da frase ser direcionada aos fotógrafos de guerra, ela serve para todos os tipos de fotografia, ou seja, se suas fotos não estão ficando boas tente experimentar maneiras diferentes de lidar com seu tema, como a Priscila fez muito bem no nosso exemplo!
MENOS É MAIS!
Vamos analisar a foto 2:
O assunto principal da foto está circulado de vermelho: a mulher, as bolhas de sabão e o prédio ao fundo.
As distrações da foto: pessoas a esquerda e a direita (circulados em verde) e o grande espaço vazio em roxo em volta do tema principal.
A foto é boa, nos dá muito informação, é uma praça na Malásia (bandeira ao fundo) com muitas pessoas, uma mulher fazendo bolhas de sabão com uma criança e um prédio ao fundo…. enfim, vejam quanta coisa! Se olharmos a foto rapidamente fica até difícil entender o que a mulher está fazendo.
Quanto mais definirmos um tema principal para nossas imagens mais chance temos de acertar e atrair o olhar do observador. Na fotografia quanto menos melhor!!
PREENCHA SEU ENQUADRAMENTO
Repare agora na foto 1:
Olhe como o tema preenche a foto, deixando as informações desnecessárias de fora e valorizando o tema principal! Veja como funciona melhor! Repare como nessa foto a bolha de sabão fica mais evidente e como o rosta da mulher é valorizado. Ainda sabemos que se trata de um lugar exótico pois o lenço na cabeça dela e a arquitetura “diferente” do prédio ao fundo sugerem isso de uma forma indireta! Muito mais atraente e uma imagem mais “limpa”. Linda foto, Priscila!
PRATIQUE!
Isso nem sempre é fácil de fazer, principalmente quando estamos viajando e temos um roteiro agitado, mas tente gastar um tempo para observar as cenas que aparecem a sua frente e pense qual seria a melhor maneira de registrá-las com a sua câmera. Eu mesmo tenho muita dificuldade para fazer isso pois sempre que viajamos estamos correndo de um lado para o outro e na maioria das vezes não tenho tempo para “caçar” as fotos da maneira como eu gostaria, mas isso faz parte!
EDIÇÃO
Bom, vamos a última parte, a edição!
A Priscila me mandou as fotos no formato NEF, que nada mais é que o “negativo digital”, conhecido também como arquivo RAW. É o melhor formato para se trabalhar com edições em fotografia, mas nem sempre o mais prático, pois ocupa um espaço muito maior no seu cartão de memória! Vale lembrar que nem todas as máquinas tem esse recurso, mas se você não sabe usar ou não tem o Photoshop ou outro programa de edição não é necessário. As fotos JPEG (formato mais usado) são editáveis também.
Editei a imagem que mais gostei, a foto 1. O dia estava nublado e por isso a iluminação estava mais suave, fazendo com que a imagem não tivesse grandes contrastes. Minha ideia foi corrigir a inclinação da imagem, mas com isso tive de reconstruir algumas partes dela no photoshop.
Além disso saturei mais a imagem (intensifiquei as cores) e dei mais brilho à bolha de sabão e ao rosto da moça, fazendo com que eles saltassem do fundo e chamassem mais atenção.
E por último, dei uma cor azulada para o céu aparecer, além de intensificar o rosa do prédio ao fundo.
O resultado final foi este:
Espero que tenham gostado do resultado!
Deixe seus comentários e/ou dúvidas para nós, e se você gostou não deixe de curtir nossa página no Facebook!
Quer ter sua foto num de nossos posts? Mande no email fotos@loucospelagringa.com!
Abraço!
Arthur
Comments
2 CommentsPriscila
Jun 16, 2014Ameeeei! O mais louco é que eu sabia que a segunda foto era mais legal, mas não sabia explicar porque. E curti muito você ter endireitado a foto, completando a torre com um truque básico de photoshop. Não teria pensado nisso.
Sucesso! Parabéns pelo trabalho, e obrigada! :-)
Arthur
Jun 16, 2014Que bom que gostou Priscila!! Fico feliz em saber disso!!!
Obrigado e parabéns pelas fotos, o que fiz foi só melhorar o que já estava excelente!
Abraço,
Arthur